Fauna

Conheça aqui um pouco da maravilhosa Fauna do Pantanal.

As aves e a observação de Aves na Fazenda San Francisco
    

As aves e a observação de Aves na Fazenda San Francisco -  O Brasil é o terceiro país com maior diversidade de aves do mundo, cerca de 1800 espécies já foram catalogadas. 

O Pantanal brasileiro, com seus 138 mil Km² é considerado um importante refúgio para estas aves, importante rota para as migratórias que se adaptaram ao ritmo das águas, quando as águas baixam uma grande quantidade de peixe se concentra numa pequena área, que se transforma num paraíso disputadíssimo para as aves aquáticas, muitas migram tanto dentro do Brasil, e outras cruzam os continentes para aproveitar a fartura de alimento.

          O que caracteriza as mais de 485 espécies doPantanal não é só a diversidade, mas também a quantidade, a facilidade com que se vê esses animais por aqui. São tucanos, araras, garças, cegonhas, gaviões,... enfim elas estão por todos os lados, colorindo os céus e as matas do Pantanal.

          A observação de aves ou birdwatching em inglês ainda é uma atividade pouco conhecida e praticada no Brasil mas atrai no mundo todo cerca de 80 milhões de adeptos.

          Na Fazenda San Francisco até o momento já foram catalogadas 352 espécies, e trilhas especiais para observação de aves foram implantadas, tornando a fazenda um local ideal para amantes da avifauna.


Mamíferos 

          O Pantanal é reconhecido como um importanterefúgio da fauna silvestre. Porém, sua fauna de mamíferos ainda é mal conhecida, principalmente no que se refere aos mamíferos de pequeno porte como os roedores, marsupiais e morcegos. 

O grande destaque é a abundancia de determinadas espécies consideradas ameaçadas de extinção em outras partes do Brasil. Segundo a Embrapa Pantanal, existem 93 espécies de mamíferos na planície pantaneira, sendo 53 destas, mamíferos de pequeno porte. 

Na Fazenda San Francisco foram registrados 33 das 40 espécies de mamíferos de médio e grande porte registradas para o Pantanal.

Répteis

          
Os répteis são um grupo muito importante dentro do ecossistema local, pois são grandes controladores de pragas humanas como ratos e insetos além de serem presas de várias outras espécies de animais. Entre osrépteis do Pantanal, o Jacare-do-pantanal certamente é o mais fácil de ser avistado. Este grupo em especial, sofre uma ameaça constante pois além de serem mortas indiscriminadamente, as serpentes sofrem ainda  com a drástica alteração e redução das áreas naturais. 

A grande maioria das serpentes encontradas no Pantanal são inofensivas aos humanos e são muito difíceis de serem avistadas. Alguns lagartos são muito comuns de serem avistados principalmente no início da estação chuvosa (de outubro a dezembro).
 Fazenda San Francisco apoia o Projeto Herpetofauna, que nos anos de 2007 e 2008 levantou as especies encontradas na área da fazenda.